Nós

Nós

sábado, 19 de junho de 2010

Uma semana com de tudo um pouco - 27 de Agosto

Foi uma semana cheia de tanto que dá para, no mínimo, ficar confusa e feliz. As duas coisas misturadas é que já começa a ser muito para uma pessoa só.
O Diogo chegou de surpresa com a Verónica no Sábado de manhã. Fiquei tão feliz! Mas foram logo para o Algarve ao aniversário da Solange. Achei muito bem, claro. Foi uma surpresa que fizeram à cunhada e ao irmão.
Fomos a Viana do Castelo (que coisa mais linda. Só os Açores são mais bonitos do que o Monte de Santa Luzia) e apanhámos o último dia das festas da Senhora da Agonia. Não sabíamos e foi uma óptima surpresa. Então o fogo de artificio foi simplesmente maravilhoso. Nunca vi nada assim.
Fomos depois pelas Praias até Caminha – outra maravilha de beleza. De Vila Nova de Cerveira já não gostei tanto mas Valença é tão bonito também que nem parece deste mundo. Subimos o Monte Faro e no Miradouro de Santa Ana vê-se o vale onde serpenteia o rio Minho e se avista a Galiza e o rio Douro. Depois o interior da fortaleza com as suas lojas. Estranhamente quase só vimos espanhóis. E vi letreiros como “baños”, “cocinas”, “comedoro”, etc. Fiquei com curiosidade de saber se do outro lado eles têm as coisas em português. Mas não fomos porque seria demasiado cansativo. E se calhar não têm mesmo. Esta é uma apreciação de uma portuguesa que tenta ser patriota apesar da barriga cada vez mais vazia que nós portugueses temos.
Ontem na consulta o médico disse que podemos ir muito brevemente para os Açores – durante o mês de Setembro. Tem consulta dia 9. Ele disse que esperava que o Jorge recuperasse mas que não esperava que fosse tão cedo. Às 10 semanas de tratamento (depois do tratamento) alcançou níveis estáveis.
Mas este senhor Dr. que veio agora de férias teve de me ofender de novo. A ciclosporina pode fazer aumentar a tensão arterial. Então ele perguntou se o Jorge tem avaliado este sinal vital. O Jorge disse que não (por acaso não é verdade porque eu avaliei há duas semanas…). Então o médico disse “Então, senhora enfermeira, não sabe cuidar do seu marido?” Gelei! “Eu sou mulher dele, não sou enfermeira” disse eu o mais suavemente possível. O Jorge também não estava a gostar. “E – continuei eu – eu também tenho imensos problemas de saúde e não tenho visto a mim” Resposta seca e “simpática” dele: “Se não é capaz de cuidar de si é uma coisa. Agora tem de cuidar dele.” Ao que eu respondi, sempre com muita calma “Se não fosse eu, onde será que ele já estava”. Senti-me de novo lixo. Saí com uma mistura de alívio por irmos embora e de mágoa. Eu não sou lixo! E acho que para a próxima eu vou responder-lhe à altura. E o Jorge diz que ele também e que se arrepende de não ter dito “Esta senhora enfermeira viu nas análises o que os seus colegas nunca conseguiram ver, mesmo professores universitários”. Um médico (ou outro qualquer profissional de saúde) tem o direito de ofender as pessoas num dia que devia ser de felicidade para elas???
Depois veio aquela sensação de vazio.
Hoje dormi todo o dia. Acho que estou a fazer assim uma depressão pós-parto. Uma sensação de vazio muito grande. Valem-me a minha querida psicóloga, Dra. Célia Carvalho que já me disse que assim que eu chegar aos Açores vamos trabalhar estas angústias. É que depois de tanta luta até é estranho não ter com que preocupar. O ser humano é complexo. Ou sou só eu?

Sem comentários:

Enviar um comentário