Nós

Nós

segunda-feira, 21 de junho de 2010

19 de Junho de 2010


Telefonei logo de manhã. Pediu para trazer O Expresso e A Bola bem como uns chinelos para o duche. Já tinha feito o teste para o soro anti-timócito (ATG – Anti Timocit Gamaglobulin) mas o serviço ainda aguardava a dose de hoje.
Como também não tinha amaciador da roupa, fui ao Lidl, mas estava imensa gente. Que agonia!
Depois vim trazer o Diogo com os jornais e fiquei no carro a comer 2 sandes e uma caixinha de leite. Já não tive tempo de ir a casa comer. Como só pode mesmo subir apenas uma pessoa fiquei no carro. Depois o Diogo desceu, fui levá-lo a casa e então voltei.
O Jorge dormitava – estava com Clemastina em curso, o que lhe provoca imenso sono. E agora já tem o ATG em curso!. Muito pálido, desta vez não teve de fazer transfusão antes do início do tratamento. Não está monitorizado, o que me admira, mas talvez sejam novas normas. Porém, não é de esquecer que ele se sentiu mal há 2 anos durante o tratamento.
A mim não me diz mas mostrou ao Diogo apreensão por estar confinado a este quarto e não poder sair do mesmo. Disse-lhe que o Diogo passa a estar aqui de manhã com os jornais mas ele diz que não vale a pena, que não lhe apetece ler. Está bastante sonolento e asténico. Diz que a cama é muito desconfortável e que lhe doem os ossos, que há 2 anos não se lembra do ATG lhe provocar dores. Mas ele já se queixava antes.
16h25m
Ou estou mais exigente ou algumas coisas mudaram. Não vejo os ensinos que eram feitos antes. E a crise chegou aos hospitais, como de resto já ouvira no noticiário antes do internamento do Jorge: já não há iogurtes ou sumo. Foi tudo cortado no orçamento. Mas vou comprar e trazer, ora!
Logo a seguir o Jorge dormita. Procura a minha perna para sentir que estou ali. Estou, volta a dormitar. De repente acorda e diz-me “Ainda não me deram a injecção” e aponta o abdómen. Explico-lhe que se calhar nem fará pois os leucócitos e os neutrófilos estão com valores aceitáveis. Há 2 anos todos os valores dele eram muito mais baixos. Explico-lhe também que estas injecções e as transfusões dependerão do que necessitar e pode ser muito menos porque o seu estado é melhor que o anterior. Fica sorridente e com um ar aliviado.
19h00m
Afinal foi-lhe administrada a injecção de estimulação de leucócitos. Ficou apreensivo, tanto por ter necessidade de a levar como pelas dores que pode ter a seguir.
Entretanto falei com uma enfermeira muito querida. Confirmou-se o que eu temia: o sr, Rui faleceu. Portanto, de todos aquando o Jorge esteve internado, de todos de que estávamos mais próximos, já só há 1 que felizmente está muito bem.
23h00m
Vou deitar-me. Estou completamente estourada.
Ainda tive de ir às compras porque já não dão sumos no IPO, o Jorge necessita de uns chinelos para duche e quis comprar-lhe latinhas individuais de fruta, pois a fruta, maçã e pêra que lhe dão cozida, ele não a consegue comer. Também comprei bolachas, em pacotes individuais.
Tive de ir ao El Corte Inglés pois foi impossível estacionar no Jumbo.
Jantei 2 sandes de presunto e morangos.
Não tenho força para mais nada…

*** Na foto, o Jorge preparado para iniciar ATG

Sem comentários:

Enviar um comentário