Nós

Nós

quinta-feira, 17 de junho de 2010

1º Dia de internamento – 13 de Junho de 2008




Encontrei o Jorge bem-disposto excepto com aumento do nº de dejecções – ontem mesmo começou ciclosporina, talvez seja um efeito secundário.
Ontem a primeira refeição de internamento (jantar) foi peixe; hoje também. E ele não gosta de peixe! Finalmente o jantar de hoje foi carne. Detestou a pêra cozida mas comeu-a.
Espicaçado por mim disse à enfermeira que tem aumento do nº de dejecções. Ela disse que era para fazer colheita de fezes e que quando fosse à casa de banho não dejectasse na sanita mas na cadeira.
- Na cadeira??? – perguntou ele com o ar mais admirado e espantado que já lhe vi. Só mesmo vendo a sua expressão!)
Risos meus e da enfermeira que lhe explicámos então o que era a cadeira. Bem, ele ficou mesmo aliviado!!!
Começou soro fisiológico por bomba perfusora.
Ficou muito chateado e angustiado por saber que estavam a fazer as partilhas da ex sem ele saber (telefonaram-lhe para o telemóvel). Telefonei ao advogado dele. A partir de agora é comigo. Enquanto ele estiver em tratamento não se vai chatear com os aborrecimentos de disfuncionalidade de que se livrou. Nem pensar.
Iniciou tratamento às 15 horas, com soro anti-timócito. Ao mesmo tempo faz anti-pirético, anti-histamínico, clenestina e factor de crescimento. Manteve-se bem.
Disse-me que ía fazer um comprimido de quimioterapia. Estranhei pois a sua doença não é oncológica.
Fui perguntar à enfermeira responsável por ele. Não foi nada simpática e nem sequer foi correcta. “Devia perguntar ao médico, sei que é enfermeira, mas…” respondeu-me com modos poucos correctos. Respondi-lhe que falaria com o médico se ela não quisesse responder (mas os enfermeiros devem explicar o que administram, certo – não lhe disse isto) mas então que necessitava de saber onde ele estava. Depois disse que sabia que o meu marido assinara um consentimento informado (fora antes das 11 horas, antes de eu chegar). Mas baseado em quê, se ele não sabia descodificar o que estava lá escrito. Quem lho explicara? Pois…
Tenho de trazer iogurtes, ananás em lata (ele só pode comer doses individuais) e laranjas (só pode comer fruta de casca grossa que é desinfectada e depois envolvida em papel de alumínio). Preciso perguntar o que lhe posso trazer mais. Isto é tudo novo para mim.
Quando vir o médico preciso de lhe perguntar os valores das análises, o tempo previsto de internamento, qual é a acção terapêutica do soro anti-timócito. E preciso pedir declaração para PPR do Jorge, para o Tribunal (histórias de ex que se arrastam por anos!) e declaração para a Abreu (tínhamos férias pagas para Salvador)

Sem comentários:

Enviar um comentário