Nós

Nós

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Plaquetas: 4 e bifes com batatas fritas – 20 de Junho de 2008




Fui logo de manhã com os meus sogros fazer colher sangue para as análises que vieram fazer.
Ao chegar ao hospital o Jorge disse que o médico lhe dissera que poderá ter alta para a semana se não surgirem complicações.
A mãe do Jorge subiu comigo e pedi à enfermeira se ele podia ir à sala. Ela disse que primeiro ía ver os valores. Veio ter comigo e disse: “É melhor não. Ele está com plaquetas muito baixas.” “Quanto?” – perguntei. “Quatro” – respondeu ela. Fiquei atónita. Nunca tinha ouvido nem sequer imaginado que estes valores fossem possíveis num ser humano. Então ela disse que no dia anterior ele tivera 3.
Fiquei aflita, mas nada de mostrar! Decidi que amanhã venho cedo para falar com o médico – quando chegamos às 11 já não os encontramos. Amanhã… Para mim que sempre teve de ser agora!
Mas o médico passou a meio da tarde e fui falar com ele. Ele disse-me que era cedo para saber como evoluiria. Confirmou que as plaquetas tão baixas são normais. E disse que se ele continuasse como até aqui pode ir embora na quarta-feira. Não quero contar muito com isso mas é uma boa notícia.
Fez 1 unidade de plaquetas e 1 de sangue. É muito gratificante verificar como os enfermeiros seguem tudo correctamente, como se fossem alunos. Chegam perto do doente, com quem tinham estado a falar até então, têm a unidade de sangue na mão e dizem o nome do doente todo, em voz alta e ele confirma. Aqui há uma gíria engraçada. A transfusão de sangue é um bife e a de plaquetas é batatas fritas. Quando o Jorge acabou as transfusões sentia-se mais forte (bife com batatas fritas!)
Comeu muito bem. Tem imenso apetite, da cortisona, penso eu. Descobriu que gosta de queijo “La Vache que Ri”, que nunca na vida quis. Diz que sai do hospital a comer sardinhas!
Continuo à procura de bolachas que ele possa comer. Como não as encontro, ele disse para levar os outrora rejeitados palmiers. E numa noite comeu os dois pacotes!!!
A enfermeira chefe deu-me indicação de duas pastelarias que trabalham com ovos pasteurizados.
Às 10 estava na cama; completamente estouradinha. O almoço foi na churrascaria. ½ dose de secretos dava para a família toda.

Sem comentários:

Enviar um comentário