Nós

Nós

sábado, 19 de junho de 2010

Um dia de IPO - 18 de Julho de 2008


O dia começou cedo no Hospital, às 8 horas com análises.

Às 9 era a consulta de oftalmologia para ver se o Herpes não tinha atingido o olho. A boa notícia? Não atingiu! Graças a Deus! A notícia menos boa: fomos atendidos ao meio-dia. Entretanto as pessoas que chegaram depois de nós entravam, principalmente as que distribuíam beijinhos e festinhas. Nunca vira nada assim antes. Creiam na hemato oncologia não é nada assim e segundo alguns utentes que ali estavam em outros serviços também não.

Claro que tive de falar. É uma vergonha! Um homem de máscara (que não é de Carnaval!), com 6 de hemoglobina, à espera 3 horas para depois ainda ir para o serviço de hemoterapia fazer transfusões. A senhora enfermeira veio falar comigo de dedo em riste. Tive de lhe dizer que não admitia que falasse assim comigo. Que também sou enfermeira (ó cara de espanto a dela! Nunca me identifico como tal porque devo ser tratada como todas as pessoas e mais nada!) e que o papel dela era defender os melhores interesses dos doentes e não vir dar lições de moral, dizendo entre outras desculpas esfarrapadas que a consulta do Jorge só tinha sido marcada ontem. Foi sim, mas para as 9 da manhã. Bem, desculpe lá senhora enfermeira (até me custa escrever este lindo nome de profissão neste contexto) se o meu marido não teve herpes antes!!! Sinceramente...

Lá foi para o bife com batatas fritas - leia-se, em linguagem oncológica e transfusional, o bife é a transfusão de sangue e as batatas fritas são as plaquetas. Depois de tanta espera e com 6 de hemoglobina, o Jorge desmaiou.

Lá fiquei eu à porta a jogar Pirates Puzzle (conhecem o jogo? Vale a pena!) e a colocar alguns emails em dia. Sem sonhar que o meu querido marido tinha desmaiado.

Entretanto atrevi-me a ir colocar 95 cêntimos na máquina das sandes. No piso de cima é 1 euro (leram o meu relato de ontem?); neste piso é mais barato. Será saldo ou é pelo menor luxo das instalações? Estava a ver que a máquina me comia o dinheiro mas hoje lá me deu a sandes. Creiam, não estando em sério risco de morrer à fome, não vale a pena. Mas quem me mandou não levar uma sandocas de casa, mesmo com pão duro???

Claro que no meio disto tudo lá se foi o regime; já devo ter ganho alguns quilos. A roupa ainda me serve mas… Quando voltar para casa volto à dieta, se Deus quiser. Que eu também não sou de ferro.

Após 2 horas e tal no serviço de hemoterapia (acho que é o nome) lá veio o Jorge todo catita. Todas as vezes que sai vem muito melhor (faz-me lembrar uma anedota mas não a posso contar aqui porque é muito porca).

Mas à noite voltou a febre e lá tem estado a lutar com ela. O médico diz que é do herpes (mas que coisa!). Parece que a medula começa a produzir e a funcionar. Reticulócitos a 30 (teve a 0 antes de iniciar o tratamento).

Estou aqui fazendo horas para lhe dar o antipirético (medicamento para baixar a febre).

Mas como dormi depois de chegar a casa, também não tenho muito sono.

Graças a Deus que os meus sogros me vieram ajudar. Assim dividimos por todos e estreitamos os laços familiares...

Também falei com os meus adorados filhos. O orgulho que tenho neles pela presença constante. Obrigada, queridos!

Sem comentários:

Enviar um comentário