Nós

Nós

sábado, 31 de julho de 2010

O Eterno Milagre da Vida - 31 de Julho de 2010




De ontem para hoje o tempo para me sentar foi escasso ou nenhum.
Mas foram 24 horas muito importantes, pois a Vida manifesta-se.
Eu explico: Nasceu o Tiago, o meu 2º neto (O Rodrigo é o primeiro, com quase 6 anos). O Tiago nasceu ontem às 19h55, hora dos Açores. Parabéns ao meu querido filho Sandro e à minha querida Solange, uma valente pois fez o trabalho de parto quase todo em casa, “graças” à prestação de cuidados de saúde no mínimo “rasca” do Bloco de Partos do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Gostaria de saber quem são os senhores médicos que a observaram de manhã e que a desprezaram por não querer fazer epidural. E é lamentável que a enfermeira especialista se tenha demitido das suas funções. Felizmente a pessoa em causa não foi minha aluna. Sinceramente, olhou para a Solange e ao saber que o tempo de gestação era de 37 semanas + 5 dias disse arrogantemente “Não é para nascer já” e virou as costas. Que vergonha, senhora enfermeira! Mas tenho de tirar o chapéu à enfermeira Sara, que fez o parto (esta sim, minha aluna 2 vezes, com muita honra!). Nunca deixes de ser assim, Sarinha, mas quem ama obstetrícia como tu (e eu sei o que isso é), tem outro brio.
Por outro lado e vindo para os acontecimentos do Porto de ontem, pelas 10 horas houve novamente um episódio de rectorragia e o Jorge a não querer ir ao hospital. Telefonei para falar com o Dr. João e a enfermeira que atendeu, quando eu contei o que estava a acontecer, disse que era para o Jorge ir ao hospital. Assim foi. As não programações de hemato-oncologia são no mesmo lugar da consulta externa. O Dr. João veio falar connosco, o Jorge foi tirar sangue para análises e depois foi observado pelo Dr. Sérgio. Já desde há 2 anos que gostamos imenso dele. Agora está a acabar a especialidade e continua a ser muito, muito bom. Em termos humanos e em termos técnicos. Disse-lhe isso precisamente, porque acho que quando as pessoas são bons profissionais, devem ser reforçados e elogiados. Rapidamente despistou uma hemorróida no Jorge, sem o magoar e medicou em consonância. Os valores hematológicos eram: Hemoglobina – 9; Plaquetas – 42; Leucócitos – 3.0; Neutrófilos – 1780. Ou seja, a medula óssea está a produzir. As plaquetas subiram desde 2ª feira e não pode ter sido pelos 5 minutos de transfusão. E não houve qualquer estímulo exógeno da série branca. Assim, para além do nascimento do meu netinho Tiago, esta situação do Jorge merece-me o título de hoje: a vida manifesta-se no seu eterno milagre. Graças a Deus.
O Dr. Sérgio disse ao Jorge que ele tem de sair de casa, não se acabrunhar. À noite fomos dar um passeio de carro.
De ontem para hoje ainda foi uma noite quente.
Acordei com dor de cabeça, penso que devido ao fedor deixado pelo carro do lixo que veio despistar o contentor público que fica em frente às janelas da frente, as quais estava, abertas. Fiquei na cama até bastante tarde porque depois de tomar banho e de ter tomado o pequeno-almoço, bem como o Jorge, tomei um analgésico.
Para o almoço fomos à Churrasqueira do Amial. Mas o Jorge comeu muito pouco. Está a entrar numa fase de enjoo e falta de apetite.
Viemos então para casa e foi de faxina profunda entre mim e o Diogo.
Falei com a Solange. Estou tão longe e sabe-me tão bem ter notícias dela, do Sandro e dos meninos. Já tenho uma foto no telemóvel e o Tiago parece-se com o Rodrigo quando nasceu.

2 comentários:

  1. Olá,Paula, li sua história e achei muito conflitante, hoje, passei um filme em sala de aula que falava sobre leucemia/transplante de medula, "Uma Prova de Amor"...conscidência ou não, vc está aqui!!! Bjs!! E que DEUS esteja sempre com vcs!!

    ResponderEliminar
  2. Olá,Paula, li sua história e achei muito conflitante, hoje, passei um filme em sala de aula que falava sobre leucemia/transplante de medula, "Uma Prova de Amor"...conscidência ou não, vc está aqui!!! Bjs!! E que DEUS esteja sempre com vcs!!

    ResponderEliminar