Nós

Nós

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Mais um aniversário no Porto - 3 de Agosto de 2010




É a 2ª vez que o meu aniversário é no Porto. Adoro esta cidade e seria muito bom um aniversário aqui mas noutras circunstâncias. Como é óbvio!
No Sábado o Jorge convenceu-me a encomendar um bolo de aniversário na Confeitaria Nobreza. Não é o da foto; este tirei daqui da internet e é daqueles "All American Style" que eu gosto imenso. Encomendei também um pudim de ovos porque como é feito com ovos pasteurizados, ele pode comer e ele adora.
Como nasci à meia-noite e cinco, tenho o hábito de apagar as velas e partir o bolo a esta hora. Então ontem fomos buscar a encomenda.
Raciocinei que se nasci nos Açores, devia apagar as velas depois da uma e cinco da manhã (o que significa que há 2 anos o fiz mais cedo). Assim foi. O Diogo tirou as fotos e fez tanta brincadeira que não tive mesmo senão de rir. Ele e a Verónica ofereceram-me um Tarot lindo (faço colecção). A Belém foi a primeira a telefonar, à meia-noite e cinco de cá, depois a Verónica e quando eu pensava que a minha mãe adormecera (ela faz sempre questão de ser a primeira a dar-me os parabéns), ela ligou à uma hora e cinco minutos e explicou-me (!) como era ela que estava certa.
Logo de manhã telefonou o Sandro e falei com ele, com a Solange e com o Rodrigo. Este meu lindo e inteligente neto tem uma conversa de telefone que nem parece da idade dele. Um dia telefonou a perguntar se o Jorge estava melhor.
Apaguei as velas e parti o bolo. O Jorge tem muita falta de apetite, sente-se muito afrontado e comeu um pedacinho. À hora que escrevo isto (22h30m), ainda não partimos o pudim.
Muitas pessoas do Facebook deixaram recados e enviaram mensagens, bem como a Patrícia Tavares e a Sandra Silva da minha Escola.
Os meus primos do Algarve telefonaram bem como a minha directora e amiga, Leonor Melo que me fez a agradável surpresa de cantar os parabéns ao telefone. Também me telefonou a Patrícia Ferreira e a Lúcia Freitas, amigas e colegas de equipa. À tarde o filho da Belém, Tiago, também me deu um beijinho. Uma pessoa sente-se acompanhada, que não é esquecida. E esta foi a parte boa de mais uma data que indica mais um ano. Festas deste tipo que já adorei e enchia a casa, dizem-me cada vez menos.
Assim, às 8 estávamos no IPO para as análises e às 10 para a consulta. Demorou um pouco mas fomos atendidos perto do meio-dia. Foi o Dr. João, mas foi o seu último dia de estágio lá. Que nunca deixe de ser como é, foi o que lhe desejei e desejo, pois é técnica e humanamente muito competente.
Os valores das plaquetas continuam a melhorar: 73; Hemoglobina – 8.6. Neutrófilos – 700 e Leucócitos – 2.2. A creatinina sérica estava ligeiramente aumentada bem como o doseamento da ciclosporina o que levou à indicação muito clara de reforço hídrico. Depois de falar com a médica que substitui o Dr. Mariz, a indicação foi para fazer o injectável indutor da produção de leucócitos e diminuir a dose de cilosportina de 130 mg/2 vezes por dia para 100 mg/2 vezes por dia.
Se eu fosse médico, não prescreveria aquela injecção; esperar-se-ía até sexta-feira. Há 2 anos ele chegou a ter 500 Neutrófilos e não fez (penso que com o médico dele, hoje também não faria), sendo que na semana seguinte, tinha recuperado espontaneamente. Se está a produzir Plaquetas e a série vermelha, atendendo à natureza da doença que bloqueia as células mãe, então produzirá glóbulos brancos. Mas não sou médico…
Resta-me ficar atenta pois este medicamento tem efeitos muito importantes quer imediatos quer a longo prazo.
O Dr. João diz que não há motivos para todos os sintomas (astenia, adinamia e cansaço) apesar dos valores de hemoglobina. Frisou que ele deve sair todos os dias para andar um pouco e fazer higiene mental.
Depois de nos despedirmos do Dr. João, viemos buscar o Diogo e fomos almoçar ao cais de Gaia, à Adega Presuntaria Transmontana. Muito bom! Mas o Jorge comeu mesmo mal. Tem muita falta de apetite. Deixa-me o coração apertado mas não quero insistir. Comeu um pouco de carne, bem passada, algumas batatinhas assadas e metade dos grelos salteados.
Só depois do prato soube que as sobremesas são self-service. Ah, minha nossa!!! E elas eram cá com um aspecto mas eu não tive espaço senão para um pouco de ananás, papaia e duas fatias muito fininhas de pão de ló (daquele bem húmido…) e de pudim Abade de Priscos (pelo qual sou capaz de andar quilómetros).
Vim trazer o Jorge a casa que já estava muito cansada e esverdeado. Estava muito calor, apesar de termos andado sempre pela sombra, a pé, no cais de Gaia.
Depois fui com o Diogo ao NorteShopping para comprar o meu champô e ir buscar presentes da BodyShop e da Natura, de que tenho cartão. Na segunda loja, as vendedoras muito simpáticas, mas estava lá uma senhora com ar mais pelintra que eu e quando ouviu o que eu ía dizer disse: “Ah, eu também recebi mas não vim!” “Ah, mas eu venho!” respondi. É por isso que mesmo gorda cheiro bem e a coitada, magra, tinha um ar enfezado. Trouxe dois presentes: um creme esfoliante para o corpo e um creme hidratante e ainda um creme para as mãos (farto-me de lavar a loiça, as mãos nem parecem as minhas) e um gel de banho, estes dois custaram 9 euros. Ora vejam lá se não vale a pena ter estes cartõezinhos. Fui à BodyShop, de onde são todos os produtos que uso na higiene. Os perfumes não. A generosidade é menor: 10 euros em qualquer produto. Mas é bom. Só que neste momento não tenho falta de nada e como posso ir buscar a minha oferta até dia 21 deste mês, depois hei-de ir buscar o que for mais adequado. Também de Ponta Delgada recebi um sms a oferecerem-me um jantar. Se eu estivesse lado não tinha esta oferta; nunca tive. Mas apaguei e não consigo lembrar-me de onde era. Tenho a cabeça em caldo: esquecida, distraída, apardalada (os outros objectivos ficam à vossa disposição de acrescentar).
O Jorge estava muito ralado por não me ter comprado nada. Mas se nem pode ir às lojas!!! Um dia destes quando a série branca melhorar, vamos comprar. Quero lá saber disso!!! Quero é que melhore.
Já em casa recebi a visita da Belém que costuma passar por aqui depois de sair da Associação. A seguir veio o Tiago, seu filho e foi muito bom. O Tiago e o Diogo são parecidíssimos num humor finíssimo e na protecção às mães. Que Deus os abençoe, sempre!
Ainda ontem o Diogo dizia que me queria ver hoje muito bem arranjada e nem pensar de fazer comida. Foi ele que fez a canja do jantar. Incentiva-me e orienta-me. Hoje, por exemplo, no NorteShopping, quis ir à Loja da Disney (uma magia!) e ele quis que eu entrasse no Castelo da Bela Adormecida. Mas eu queria lá “Ó homem, agora vou entrar ali…” “Vais sim, aquelas senhoras também foram e fazes anos hoje!” Muitos nos rimos. Não há palavras…
Mas não tenho muita (ou nenhuma) vontade de me arranjar. O que fiz mais diferente do que estes dias foi colocar perfume. Quando vou ao hospital não o faço, pois alguns doentes oncológicos toleram muito mal os cheiros, mesmo de perfume.
O Jorge jantou duas conchinhas de canja e não quis fruta, sequer.
Dizem que a temperatura vai aumentar de novo. Ah, não, não se aguenta!

P.S. - Não posso deixar de referir um email que só agora vi do meu querido amigo e colega Márcio Tavares. Fez-me vir as lágrimas aos olhos. Muito obrigada!!!
Já agora, digo também que acabei de tomar a minha medicação (Plaquinol e Dumyrox) e vou comer uma fatiazinha de pudim.

1 comentário:

  1. Amiga fiz uma postagem para você olha meu blog quando puder =) bjão felicidades!!!!

    ResponderEliminar