Nós

Nós

sábado, 17 de julho de 2010

16 de Julho de 2010




Às 8h30m o Jorge estava a entrar para fazer análises.
Quando chegou ao carro estava a perder sangue pelo local da punção. Fiquei com o estômago apertadinho e fomos direitinhos para casa (ele não quis voltar para o hospital), o Jorge com o braço dobrado. Em casa (o que vale é que é a 5 minutos de carro do hospital) tirei-lhe o penso e vi que não estava a sangrar. Desinfectei e coloquei outro penso.
Fomos então tomar o pequeno almoço à Pastelaria (Confeitaria à moda do Porto) Nobreza. 2 pastéis de nata para o Jorge (D. Paula, a saudade que ele tem das mil folhas do bar da Escola de Enfermagem) e um café e para mim um capuccino (muito bom) e uma torrada (gigante!).
Fomos às Bertrand na Rua Júlio Dinis, a única que não fica em centro comercial. Comprámos 6 livros o que deu um bom desconto e ainda uma t-shirt (lol).
Depois fomos para casa para eu fazer o almoço. Estava a começar quando telefonaram do hospital a dizer que as análises estavam prontas. Nunca fizeram isso, a consulta estava para as 13h e desconfiei…
Chegámos ao hospital às 12h30m, entrámos logo.
O médico perguntou se o Jorge estava muito cansado e se havia sangramento ou petéquias. Credo! A calma que eu consigo ter nestas ocasiões. Então o médico comunicou os resultados: Hemoglobina – 6.8; Plaquetas – 16; Leucócitos – 1.3 (Neutrófilos – 700). Informou que iria fazer transfusão de sangue mas não de plaquetas e afirma estar convicto que as plaquetas, apesar de poucas, são dele, porque as transfusionadas não duram 1 semana. Muito bom. Não tinham tirado sangue para provas (necessário sempre que há transfusão de sangue) e teve de ir fazê-lo. Vai ainda fazer a injecção de estimulação de leucócitos – o médico disse estar baixinho mas aceitável. O Jorge pediu para ser eu a fazer em casa.
Enquanto esperávamos para a hemoterapia, falei com ele. Tentei que disse o que sentia. Estava desiludido pelo valor da hemoglobina e dos leucócitos. Vi angústia no seu olhar. Quase lágrimas. Eu também estava mas não mostrei. O médico ainda me perguntou se há 2 anos ele fizera transfusão depois da alta. Sim, recordei-lhe. O processo do Jorge é mesmo muito volumoso para ele ver de relance mas recordo-me bem.
Depois do Jorge entrar para a transfusão, sentei-ma aqui na entrada desta parte do hospital que é onde tem rede e fui ver neste blog os valores de há 2 anos. No dia 18 de Julho (mais uma semana de tratamento do que agora) ele tinha 6 de hemoglobina e apesar de eu não ter dados de plaquetas, devia tê-las baixas porque fez transfusão de sangue e de plaquetas. Portanto, não há qualquer razão para não estar optimista agora. Estive a ver e só a meados de Agosto o médico disse que estava a ficar estável. Vai, desta vez também vai, apesar de me parecer que o médico está mais apreensivo… ou mais atento. Ele mesmo foi hoje fazer exame físico ao Jorge e procuraram locais de sangramento ou outros sinais de trompocitopénia (diminuição de plaquetas). Mas ele não; discretamente procuro eu todos os dias.
Fiquei muito mais tranquila ao vir ler o blog. É que esta é a 4ª transfusão de sangue. Só no internamento da outra vez ele fez muito mais.
14h09m
Tirei das máquinas de alimentos (salvo seja) 1 pacote de leite com chocolate e uma barra de cereais. As sandes não são apelativas e há 2 anos esta máquina comeu-me o dinheiro e a sandes…
Espero que dêem uma sopa pelo menos ao Jorge lá dentro.
Meu Pai, ajuda-nos. Eu sei que nos vais ajudar, pois precisamos de Ti!
Hoje é o final de mais um curso na minha Escola. Não posso estar mas quero registar os meus parabéns e desejos de muito sucesso aos recém-licenciados em enfermagem.
14h36m
O Jorge veio cá fora; ainda estão a preparar a transfusão de sangue. Veio ver se eu tinha já comido alguma coisa. Deram-lhe uma sopa. Explico o que encontrei relativamente há 2 anos. "Não estou preocupado" - diz ele muito mais aliviado. Bem, este é o meu Jorge. Como se eu não o visse a tremer quando sangrava de manhã...
Mas para quem não o conhecer como eu vou conhecendo, é um muro de força. E é mesmo!
15h02m
Hi! Hi! A bateria deu sinal de acabar. Consegui ligar e esticar ao máximo o cabo de modo a conseguir rede para a internet. Posso continuar nas minhas contas e jogos. Ó ser humano que a tanto te adaptas!
15h04m
Cedo falei! Lá se foi a net!
Agora é arranjar com o que o computador tem…
Mas tenho ideia de há 2 anos conseguir apanhar rede aqui. Acho que o sapinho tinha mais potência que esta internet móvel. E há que arranjar, pois há anos não havia nada disto. Trazia-se um livro…
16h30m
A fome apertou e fui buscar uma sandes à máquina. Escolhi uma de chouriço e queijo; ainda me pareceu a mais apresentável pois as outras eram de atum e de galinha e não tinham um aspecto nada apelativo.
Quando dei a primeira dentada pareceu-me algo azeda mas a fome apertava. A segunda metade não consegui. De qualquer modo guardei; se eu tiver um desarranjo qualquer, ela vai para análise. Eu e esta máquina não atinamos uma com a outra, desde há muito tempo. Para a próxima é melhor trazer algo para comer. Mas, hoje a saída foi mesmo a correr.
23h30m
Passei um pouco do serão com a Belém e a Leonor. Uma tertúlia muito boa. Adorei!
Foi depois de dar o jantar ao Jorge e de eu mesma comer: bife com arroz. Gosto imenso de arroz mas estou a ficar como farta. Vou fazer um puré de batata de vez em quando. O Jorge não gosta mas daqui a dias não vejo arroz branco.
Administrei-lhe Neulasta, 6mg, por via sub-cutânea. Agora ele foi deitar-se. Sente frio mas não tem dores. A temperatura é 36,5.
A Magnesona passou para 8 ampolas por dia porque o magnésio está muito baixo. Estive a ver os alimentos que mais o contêm. O leite é um deles, mas o Jorge não gosta de leite. Tem de reforçar os iogurtes.
Também tem de passar a dar um pequeno passeio diariamente pois está com pele e osso, para além de tecido adiposo, mas perdeu muita massa muscular. E os ossos também perdem massa com a imobilidade. Tem de andar um pouco mais. Ele hoje já o fez, ainda antes da transfusão. Depois da transfusão sentiu-se mais forte.
A minha mãe e o Sandro telefonaram e a Solange mandou sms. Dedico este blog também a ti, minha querida, porque dizes que gostas muito de o ler. Que tudo corra bem contigo! Adorava estar aí, como sabes…

Sem comentários:

Enviar um comentário