Nós

Nós

segunda-feira, 12 de julho de 2010

9 de Julho de 2010




Dia de consulta.
Começou às 9 horas com o Jorge a ir fazer colheita para análises enquanto o Diogo e a Verónica tentaram dar sangue. Não puderem por terem tomado anti-inflamatório.
A consulta foi ao meio-dia. O médico estava só (costuma ter estagiários). Bastante mais aberto e simpático, Deus o mantenha assim. Esclareceu que no dia da alta ele se referia ao Jorge ter feito 1 transfusão de sangue total porque não sabia que já tinha feito nesse dia a que lhe prescrevera.
Os valores: Plaquetas – 14; Hemoglobina – 8.9; Neutrófilos – 1200. Teve de fazer transfusão de plaquetas.
Indicou continuar com os cuidados neutropénicos.
Daí fomos para o serviço de hemoterapia. Eu ainda não almoçara mas não queria sair dali porque a transfusão de plaquetas é rápida. Fiquei sentada na sala de espera e não há casa de banho ali perto... Fiquei apertadinha até ao fim... Joguei mas não na internet porque ali não há rede. Eram mais de 15 horas quando o Jorge se despachou; ele diz que leva mais tempo a preparação que a administração. Ainda fomos ao serviço de internamento por causa da credencial da alta e depois então viemos trazer o Jorge a casa. Fui às compras mas seria demais para ele. Depois foi fazer o jantar com o Diogo e finalmente consegui sentar-me pelas 20 horas.
Entretanto a Belém veio ter um pouco connosco depois de sair do emprego.
Hoje no hipermercado foi o dia de ver casais com mais de 60 anos a brigarem; cada figura! Que vontade de lhes dizer para se estimarem e aproveitarem o que têm!!!
É mais um dia em que estou muito cansada (e tenho muita ajuda, até o Jorge ontem se pôs a lavar a loiça!) e tenho dores nas articulações dos braços, nomeadamente, ombros e cotovelos.
Fui comparar os valores de hoje com os de há 2 anos e são semelhantes; além de que o Diogo recorda que pela contagem dos dias, hoje é que o Jorge teria Alta. Portanto, parece estar no caminho. Que seja um caminho seguro!
O que mudou é que as consultas são uma vez por semana a menos que haja alguma intercorrência. De qualquer modo estamos a 5 minutos do IPO o que é uma grande segurança.
Falei ao telefone com a Solange, a minha mãe e a minha prima Liliana.
O Diogo e a Verónica vão ver o Shrek. Gostava tanto de ver, mas não vou deixar o Jorge sozinho. Não tenho coragem para isso.
Duas horas depois de fazer a colheita de sangue, quando tirou o penso, começou a sangrar. E à noite chamou-me à casa de banho com aflição na voz. Pensei que estivesse a urinar sangue. Mas não era! Tinha-se arranhado e sangrava. Mas pouco. Porém, é sempre um susto.
23h30m
Aderi ao grupo “You fight is my fight”. É para cuidadores de pessoas com AA. Se eu pudesse eu começava a chorar e nunca mais parava. Mas tenho de aguentar…
23h48m
Voltou a sangrar da arranhadela anterior. Os locais de punção de hoje e o do último abocath têm dois grandes hematomas.
Temperatura (ax): 37,2. Não costuma ter mais de 36.5. Sem alarmes e disfarçadamente, vou ficar atenta.

Sem comentários:

Enviar um comentário