Nós

Nós

terça-feira, 27 de julho de 2010

Uma onda de calor e alguns contratempos - 26 de Julho de 2010




(10h22m)
Ontem foi um dia de imenso calor.
Ou por isso ou pela hemoglobina baixa ou pelos dois motivos, o Jorge começou com tonturas antes do jantar. A tensão arterial até estava acima dos seus valores normais, portanto não era por aqui. Perguntei se queria ir ao hospital mas não quis.
Fiquei bastante apreensiva mas não mostrei. Ele dormitou no sofá e fomos para a cama às 10h30m pois ele precisava descansar e eu também, uma vez que não sabia o que me esperava. Instrui-o para não sair do quarto sozinho pelo que me acordasse se quisesse alguma coisa ou ir à casa de banho. Tal só aconteceu uma vez mas dormi aos saltos, com imensos pesadelos.
Acordei bastante cedo para o ajudar a tomar banho. Não estava tonto mas depois do duche ficou e conduzi-o logo para a cama e enxuguei-o. De novo quis que fosse ao hospital, ao SANP (Serviço de Atendimento Não Programado). Toda a gente sabe como os homens são teimosos; dizem que queixinhas, também. Mas neste aspecto nem ele nem os meus filhos. Antes fossem pois muitas vezes quando se queixam as coisas já passaram ou é tarde. Estou muito capacitada que por isso o Jorge começou a fazer depressão da medula óssea após a pneumonia de 2003, pois nunca mais deixou de apresentar cansaço. Mas durante anos não quis fazer análises e o que deve ter começado por ser uma anemia aplástica ligeira, acabou por se tornar severa. Cada vez acredito mais isso.
Voltando ao dia de hoje, ele optou por ficar na cama. Levei-lhe o pequeno-almoço e a medicação.
Depois fiquei à espera que o Diogo acordasse para ir comigo ao LIDL pois o Jorge achou melhor eu não ir sozinha para não pegar em pesos. Não sei se é muito atinado pois o dia vai aquecer.
Entretanto estou a ver o programa de avós na TVI. É também o meu dia…
13h39m
Fui às compras com o Diogo; a seguir preparei o almoço enquanto ele arrumava a cozinha.
O Jorge só comeu a carne, nada de acompanhamento. Diz que tem falta de apetite. Com apetite ou não, tem de se alimentar. Mas está tanto calor que nem apetece nada; fiquei por um batido de banana e cereja.
Agora o Jorge dormita no sofá. Diz que tem sono mas não consegue dormir. A sorte é que aqui em casa não se sente muito calor. Mas na rua é impressionante.
21h36m
O dia está a dar uma volta que não me agrada.
Depois de tomar um batido ao almoço tentei ficar pela sala mas estava a dormir sentada e fui deitar-me um pouco e o Jorge também. Acordei com ele a chamar-me da casa de banho. Tinha tido rectorragia (perda de sangue pelo ânus), Disse-me então que ontem lhe tinha acontecido. E não disse nada! Pois, é o que eu digo, ser queixinhas não é bom, mas ser assim também não. Não quis ir ao hospital. Diz que amanhã comunica mas se voltar a acontecer então vamos.
Não tem apetite, está muito pálido e muito asténico. A temperatura depois das 19h tem vindo a subir, de 37.5 até agora que tem 37.8. Mas já me deu um grito a dizer que não vai ao hospital. Estou vigilante. Só quis um batido que lhe fiz com 1 banana e meia e 2 iogurtes. Bebeu quase tudo. Está a beber mais água. Já tenho dúvidas de ser só o calor e só queria que fosse ao hospital. Bem sei que amanhã às 8 horas estará lá! E que não atingiu os 38 graus.
O impressionante, curioso e que ao mesmo tempo me tranquiliza é que estamos precisamente na mesma semana após tratamento em que há 2 anos teve também a intercorrência mais exuberante. O sistema imunológico é estranho. Mas parece ter muito boa memória.
O Diogo fez uma salada para si e a Verónica comeu do jantar que fiz. Eu não tenho qualquer apetite. Fiz um batido de ½ banana e cereja para mim.
Agora eles foram à farmácia porque já não tenho Plaquinol e depois planeiam ir ao cinema, à última sessão.
A Belém passou cá depois de sair do emprego e diz que achou o Jorge muito pálido na sexta-feira. Sim, ele está transparente.
Esta tarde estive pertinho dele. Agora vi para a sala para ver a novela e ver a novela, pois não quero mostrar a minha ansiedade e tenho de a controlar.
22h14m
Chamou-me para dizer mostrar o termómetro com a temperatura que desceu para 37.5. Mais longe dos 38, o que alivia. Graças a Deus!
00h07m
Dorme aos saltinhos.

1 comentário:

  1. Então Paula, calma que tudo irá correr pelo melhor, assim fazemos força deste lado do oceano!!!Um grande beijinho de força para os dois e muita esperança na melhoria dos sintomas...

    ResponderEliminar