Nós

Nós

sábado, 24 de julho de 2010

23 de Julho de 2010




Às 8 da manhã o Jorge estava a fazer colheita de sangue.
Depois fomos tomar o pequeno-almoço à Nobreza (hoje não havia capucciono ). Voltámos então para o hospital e o Jorge foi logo atendido. Plaquetas: 15; Hemoglobina: 7.4; Neutrófilos: 2380; Reticulócitos: 1300 (antes teve 0.06). O médico optou por não fazer qualquer transfusão e reavaliar terça-feira. Mas diz que estas plaquetas são dele e que esta descida de 19 para 15 não é significativa. Também diz que acredita que vai começar a produzir os seus glóbulos vermelhos, atendendo ao nº de reticulócitos. Vai de férias mas explicou que ficamos com o médico que está sempre com ele (deve ser aluno da especialidade). É o dr. João; caladinho mas gosto dele.
Depois da consulta, esperámos muito mais tempo pelos documentos de pós consulta do que esperámos por esta e pela duração da mesma. Credo!
Viemos para casa parando no Lidl para umas compras. Não sei se por mudança de temperatura (muito fresco no Lidl e muito calor na rua), comecei a sentir-me atordoada, nauseada, com suores frios. Cheguei a casa e fui logo para a cama. A tensão arterial estava a 80/50, o que é inédito em mim. Tenho a TA sempre muito bem controlada mas porque faço medicação e Reiki. Depois subiu para 100/60 mas estava mesmo muito tonta. Não vou negar que dormi mal, me enervou saber que o médico do Jorge vai de férias mas até isto provocar hipotensão, não me parece. Também há 2 anos o médico foi de férias mas não 1 mês. Desta vez nem perguntei.
A Verónica preparou o almoço e eu fiquei deitada até Às 15 horas. Ainda me levantei tonta e com os valores tensionais idênticos. Eu tinha telefonado ao Sandro e ele disse para eu beber um café e beber bastantes líquidos. Mas como não temos café e eu tolero-o mal, a Verónica lembrou que temos chá dos Açores e fez-me um chá. Sinto-me muito melhor (17h27m).
Encontrámos o sr. Baptista na consulta. É muito interessante como nos unimos em internamento; ele foi vizinho do Jorge durante metade do tempo de internamento.
Durante esta semana tenho reparado como o Jorge está pálido. Nas mãos e nos pés, por exemplo; é impressionante.
Já em casa estive a falar um pouco com a Solange.
21h58m
Enquanto fazia o jantar do Jorge tivemos a sempre bem-vinda visita da Belém que saída do emprego e passa por aqui.
Acabei de jantar. O Diogo e a Verónica foram buscar frango à Churrascaria do Amial. Estava mesmo a precisar, pois tomei o pequeno-almoço e comi uma sandes a meio da tarde que me fez o Diogo. Depois estive a fazer o jantar do Jorge, mas é estranho; eu sempre gostei da minha comida mas agora estou a cozinhar e fico nauseada e não me apetece nada comer o que faço. Não sei explicar porquê. Talvez eu ande muito mais ansiosa e nervosa do que mostro para mim mesma…
Pergunte ao Jorge (deitado no sofá) se quer ir dar uma voltinha de carro mas ele diz que não lhe apetece. Depois diz logo a seguir “Mas tu estás a precisar. Vamos.” Só que também não me apetece.
Noto-o por vezes muito triste. Acho que ele agora vai tendo mesmo a noção de que ser saudável é algo que ele tem de reestruturar na sua mente. No sentido de ausência de doença. Mas ter saúde é muito mais do que ausência de doença. Este é um próximo passo que tentarei ajudá-lo a percorrer.
Durante as novelas (tem de as ver porque só há 4 canais – na nossa casa não vê nenhum deles…) dá umas gargalhadas.
22h57m
Estou a colocar os valores de há 2 anos e deste no SPSS. Quero comparar, fazer gráfico, etc. Está a ser bom porque dá para ver que a recuperação não está a ser lenta; é assim mesmo. Foi assim! Só começámos a sair mais a meados de Agosto. E fez muitas transfusões em comparação com esta vez. O que o Jorge está a conseguir é praticamente à sua custa. Mas acho que o médico está a agir bem. Não é à toa que ele é considerado um dos melhores do país. E não é à toa que fiquei aflita por saber que ele vai de férias. E depois esta doença é tão rara, sabe-se tão pouco que a terapia é a “apalpar terreno”. E de há 2 anos não tenho o registo de todos ao valores.
Também ao ler os textos de há 2 anos pergunto-me onde está o meu sentido de humor agora. Acho que tirou férias… já que eu não posso tirar.
E depois, não quero ser miserabilista, mas noto o quanto engordei, voltei a roer as unhas, estou muito desgastada. Mas também vejo o sentido de família e a união mais forte ao Jorge e ele a mim. A isto chama-se VIDA.
Tento já não questionar porquê a nós. É uma pergunta que não vou ter, excepto que tudo tem uma causa; mesmo que não a consigamos compreender.
Hoje falando com o sr. Baptista ele dizia o mesmo: “Não faço mal a ninguém, porque me aconteceu isto?” Uma prova de que não é castigo. Ou esses tarados, violadores, criminosos, invejosos é que adoeceriam.
Adormeceu.
O Diogo esteve a arrumar toda a cozinha. Bem lhe disse que deixasse para amanhã. Este filho é demais. Quando chegou com a comida quis que eu me sentasse e não fizesse mais nada senão comer. Queria que ele fosse dar um passeio com a Verónica mas ele nem pensar em sair da cozinha antes de ter arrumado tudo. Acabou cansado e não saíram. Também adormeceu. Assim não, filho! Mas que Deus te abençoe, toda, toda a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário