Nós

Nós

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

A rebentar pelas costuras - 11 de Agosto de 2010




Durante alguns dias nem fui capaz de escrever.
Bati no fundo. A ideia de que eu tenho de bater no fundo é cair sentada. É interessante; não é cair de cabeça. É ficar sentada lá no fundo; logo, com ajuda, posso vir à tona.
Foi o que fiz: procurei ajuda indo à consulta do psicólogo que faz consulta na Associação de Esclerose Múltipla, Dr. Jorge Ascenção. Gostei imenso e vamos trabalhar intensamente até regressar aos Açores.
Na semana passada – os dias a seguir ao meu aniversário não são pacíficos – fui-me sentindo cada vez mais em baixo, mais em baixo e sem conseguir estratégias de coping eficazes.
Não sou dona de casa, com todo o respeito por quem o é. Não conseguiria. Não aprecio particularmente sair mas saio para ir trabalhar, o que é importantíssimo para mim. Estar em casa, cozinhar, não sair, os sustos e o receio com a situação do Jorge, tudo junto foi-se amontoando e o que consegui foi sentir-me impotente. Cada vez mais impotente. E a rebentar pelas costuras.
O Verão vai avançando, o Jorge menos nauseado mas igualmente cansado. Até para comer, tomar banho, se sente cansado. Fomos andar algumas vezes ao Parque da Cidade, ele foi tomar café e comprar o jornal mas ainda ante-ontem acordo com ele a falar consigo mesmo “Não estou a gostar disto”. Do cansaço.
Na 2ª feira fui ao psicólogo; estava a precisar, estou a precisar.
Sei que tenho de sair mais, mas o Jorge não consegue muito e eu sinto-me mal em deixá-lo em casa. Mas vou tomando consciência, por sentir na pele, que, ou faço algo por mim ou não ajudo ninguém.
Também me custa imenso que o Diogo tenha este Verão, estas férias, mas este é um pensamento e um sentimento que não ajuda ninguém. Claro que ele nunca se queixa, mas eu acho que não é justo. Mas também isto estou a trabalhar.
Ontem foi dia de consulta e as análises demonstram franca evolução. Mesmo em termos de função renal, melhoria. O Jorge tem mesmo feito reforço hídrico.
Valores da consulta de ontem: Plaquetas. 94; Hemoglobina - 9.8; Leucócitos - 6840; Neutrófilos - 4990.
À noite demos um pequeno passeio. Perguntei a médica, Dra. Luísa, que o consultou ontem e de quem gostei muito, se ele tem de manter a dieta e os cuidados neutropénicos e ela disse que sim, mas com menos rigor. Tanto que achou que podemos passar alguns dias fora.
Estiver a ver hotéis para onde pudéssemos ir nem que fosse um dia para apanhar ar do mar, mais fresco pois o tempo continua muito quente. Mas para os próximos dias não há nada e o tempo é de crise. Sem dúvida. O que me deixa hesitante. Ainda por outro lado, o Jorge acordou hoje nauseado. Fiz um chá de camomila, dei-lhe Aero-Om e melhorou bastante e receio que seja do jantar de ontem. Não sei o que faça, para já. Era ideal sair, para a minha saúde mental, mas a vida não está mesmo para graças… O que não ajuda a minha mente. É que é preciso recordar que toda esta situação do Jorge o colocou sem ganhar e é preciso olhar a todos os cêntimos. O que contribuiu também para o meu estado de ansiedade e de desânimo, pois adorava ir de férias quando ele recuperasse, mas não sei se será possível. Quando digo sair, refiro-me ir ao Brasil ou às Caraíbas, mas queria mesmo era Brasil. Mas temo que seja um sonho, apenas.
23h30m
Tive mesmo de apertar com o Jorge para se levantar e sair. Não aguento mais, não sou de ferro.
Ando à procura de um local para ir repousar, mas os preços são proibitivos. Sinto-me num beco sem saída.
Como coloquei no Facebook:
Como querem os nossos governantes que se faça férias em Portugal??? Já viram os preços dos hotéis??? Estou demasiado deprimida para procurar mais. Fico em casa, apodreço, rebento, quero lá saber!!!!

1 comentário:

  1. Olá Paula,

    Nem consigo perceber como é que não te sentiste assim antes. Tens sido uma heroína e perceberes só agora que não és de ferro, é simplesmente incrível.

    O que me dizes de ires até às Caldas da Raínha, apenas a uns minutos de praias como Vila Nova de Milfontes ou a Berlenga?

    Se vires que estás interessada em passar uns dias na Quinta da Rola, diz-me para o meu email, ok? Sou capaz de te conseguir algo muito interessante a todos os níveis.

    Beijinhos
    Abigail

    ResponderEliminar