Nós

Nós

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

21 de Dezembro de 2010 – Boas notícias no solstício de Inverno


Já ontem o Jorge acordou muito ansioso, tendo começado logo a vomitar.
Depois demos umas voltinhas pelo NorteShopping e na Baixa. Estava muito frio e rapidamente viemos para o Lar.
Eu também estava apreensiva mas tentei não demonstrar. Ver o Jorge assim tão ansioso não é fácil porque ele sempre teve boa saúde mental ou pelo menos não era ansioso.
Foi fazer as análises ontem.
Hoje acordou-me em pânico. Já estava acordado há horas mas quando me acordou estava em pânico. Fui sentar-me na cama dele (são camas de solteiro) e comecei a respirar com ele e a tentar acalmá-lo. Ele foi capaz de verbalizar “Estou cheio de medo da consulta.”
Fomos para o Hospital em cima da hora da consulta e ele foi logo chamado.
Como sempre, o médico perguntou como ele está e quando ele verbalizou a ansiedade, o médico disse que não havia motivos pois os valores estão estáveis: Hemoglobina: 13.0; Leucócitos: 3.3; Plaquetas 116. Perguntámos se o Jorge poderia ir a um psiquiatra, ele disse que sim, mas que se calhar psicoterapia seria suficiente. Mas explicámos que já está a fazer. O médico disse que em teoria não há nenhum antidepressivo que o Jorge não possa fazer.
Depois explicou-lhe que ele tem uma doença crónica mas com valores muito bons, que há doentes que não vão além de metade dos valores que ele tem. E que tem de aprender a viver com isto porque são valores óptimos para a sua doença mas não podemos ficar tão agarrados a valores hematológicos que oscilam por vários factores. Gostei da segurança do médico ao lidar de modo realista e desdramatizando (eu digo o mesmo ao Jorge mas dentro de mim tenho receios que ele de algum modo apanha – o médico é diferente, até pela confiança que o Jorge tem nele como tal) e também o estar atento aos valores séricos da ciclosporina. De acordo com os mesmos aumentou a ciclosporina para 140 mg/dia. Para mim foi um grande alívio pois já tem 6 meses de tratamento e a palavra desmame nem foi mencionada.
Fomos almoçar ao cais de Gaia. Comi a melhor aletria da minha vida, cremosa. Vou passar a fazer a minha assim. Ou tentar… Mas é muito parecida com a minha só que mais cremosa.
Enviei sms à família e às pessoas do meu coração e que estão sempre presentes nesta saga – vós sabeis quem sóis, minhas queridas amigas e meus queridos amigos.
Já em casa o Jorge foi descansar e ler e eu estive um tempinho com a Belém. É sempre bom estarmos juntas!
Como o Diogo dizia, “Agora é para quase que é quase Natal.”
É isso. O lugar do avião está marcado, agora vamos jantar uma canjinha. As malas estão quase feitas e amanhã vamos a caminho de casa.
Obrigada, meu querido Deus e meu querido Jesus, bem como a Sua Mãe, por nos possibilitarem razões para um óptimo Natal.

3 comentários:

  1. Paula fico muito feliz por a doença do teu marido estar controlável mas se como enfermeira que tem noção da realidade te preocupas, como é que ele não o há-de fazer...?

    Mudando de assunto. O teu blog tem uma aparência muito bonita. Gostava que me desses umas dicas.

    Um beijinho para ti e tudo de bom para vocês

    ResponderEliminar
  2. Excelentes notícias de Natal! Parabéns a vocês.
    Acompanho o blog aqui do Brasl, pois também estou tratando desta doença desde 24/06/10, e a saga de vcs me dão grande esperança para também superar este mal. Abraços e feliz Natal. Marcus, 35 anos, Brasília-DF, Brasil.

    ResponderEliminar