Nós

Nós

sábado, 4 de dezembro de 2010

Necessidade de calma – 3 de Dezembro de 2010


Hoje o Jorge foi fazer análises aqui. Mas não quis incomodar a Dra. Maria da Luz, chamando-a e então veio para casa com indicação de que os resultados seriam na terça-feira.
Estou a fazer fisioterapia porque finalmente fui ao médico. A calcificação mantém-se e as dores eram imensas que já nem eu dormia nem deixava o Jorge dormir.
Então, por indicação médica, comecei fisioterapia e reparou-se depois que tenho uma luxação do ombro esquerdo, o que tem a ver com “cicatrizes” literais do meu primeiro casamento. Enfim! Avante.
Estava eu hoje na 12ª sessão de fisioterapia – marquei sempre para as 18 horas para não interferir com o trabalho – quando o Jorge me telefonou. A sua voz parecia aflita. Disse que a Dra. Maria da Luz telefonara a dar o resultados e que havia descidas se eu podia telefonar a ela. Eu nunca vi o Jorge tão aflito. Também fiquei. Telefonei para a sra. Dra. que é sempre uma querida e ela deu os valores: Plaquetas: 113 (=); Leucócitos: 2.9 (desceram); Eritrócitos (“mantêm-se”); Hemoglobina: 12.6 (desceu). Não fiquei aflita. Algo apreensiva, não vou mentir. Mas, trocando impressões com a sra. Dra., o Jorge tem andado mais enervado, ontem doía-lhe um pouco a garganta e isso pode influenciar a série branca. Mas, e qual a explicação para a hemoglobina quando os eritrócitos mantêm os mesmos valores. Ainda estava na sessão de fisioterapia e o Jorge telefonou. Ele estava mesmo aflito e perguntou se eu estava. Eu disse que não. Ele respondeu: “Então se estás calma é porque não há razão para estar aflito.” Aí deu-me literalmente dor de barriga. Ele está a ficar em pânico com isto tudo. E isso não é bom porque se entramos em automático de pânico depois é um sarilho para cortar o ciclo vicioso. O que vale é que também está a fazer psicoterapia.
Ele foi então buscar-me e explicou que se sente muito fragilizado e com receio. Disse-lhe que não havia motivos e que se quisesse fazer como a Dra. Maria da Luz disse, faria análises para a semana. Mas ele diz que agora só faz no Porto. Também me parece bem.
Já em casa, ao jantar, frisei que ele tem de comer 5 peças de fruta por dia (ele tem fugido a comer fruta como deve ser e os vegetais ainda é pior – se não for na sopa, não come. Mas come sopa todos os dias). Aí lembrei-me: Na situação de há 2 anos ele tomava ácido fólico. Agora ainda nunca lhe foi prescrito. Ou seja, a hemoglobina está apenas por conta do seu próprio organismo. Não compreendo porque é que ainda não lhe foi prescrito mas falaremos disso quando formos ao Porto.
Quando expliquei isto ao Jorge ele então ficou mais calmo.
Meu Deus, ver o Jorge que era psicologicamente tão forte estar assim deixa-me mesmo de rastos. Porquê? Porquê ele???
Pergunto se algum dia voltaremos a ter calma, uma vida minimamente calma…

1 comentário: