Nós

Nós

sexta-feira, 2 de março de 2012

Há dias assim!!!...


(Estou a escrever directamente no blog - não haverá edição e devem ficar erros. Já que o avião está 1h50m atrasado, escrevo antes de desatar a berrar aqui mesmo!!!)
Esta vinda ao Porto está a deixar-me em frangalhos!
Éramos para ter vindo a semana passada. Mas fomos avisados ainda a tempo de que o médico não dava consulta e então passou para esta semana.
É a minha primeira semana de licença sabática e ainda tentei adiantar o máximo que pude e trazer trabalho... mas trabalhar aqui já se provou quer no mestrado quer no doutoramento que não funciona... o que me arrepia completamente.
Na véspera comi 8 morangos que me desencadearam uma senhora dor de estômago. Ultimamente tenho sentido que tenho estômago o que não me agrada nada...
Também na véspera fui à minha dermatologista, está a crescer cabelo mas ela receia que o lúpus esteja a evoluir para sistémico devido a algumas alterações existentes e alguns sintomas.
Pudera! Desde que fui diagnosticada aconteceram duas coisas: o stress aumentou exponencialmente e o trabalho também. Entretanto, o dinheiro diminuiu. E, como é bom neste país, quanto mais se faz, menos valor se tem, tudo junto ajuda a controlar um lúpus, sem dúvida.
Mas talvez eu aprenda a ser mais discreta, como se diz na minha terra. Ou seja, a não ir mais do que as pernas me levam e a queixar-me de excesso de trabalho. Porque quem não chora não mama e eu não costumo chorar. Mas avante que esta saga é de outra dimensão...
A previsão era de ventos fortes em Ponta Delgada o que já me deixou ansiosa. Mas, afinal foi perto de aterrar que levámos uns bons safanões no avião.
Fomos levantar o carro e lá nos calhou um pobre com menos de 1 ano mas todo riscado. Já na rent-a-car se via as pessoas muito tristes.
Fomos almoçar Amial, como sempre e vem a desagradável surpresa de verificar que o mesmo prato não diminuiu de dimensões em menos de 4 anos mas dobrou de preço.
O jantar foi mesmo em casa com umas coisas compradas numa pastelaria - outro barrete porque não vale nada; a da frente era bem melhor e voltei lá no outro dia. Com o preço dos restaurantes só mesmo em casa.
Ainda demos uma volta no NorteShopping mas eu fico muito nervosa porque não dá para gastar nada e vê-se as pessoas com uma tristeza em cima de si que até arrepia.
Achei o Porto cinzento.
Não o cinzento do clima (sempre trouxemos alguma chuva) mas o das pessoas quer estão tristes. Não vinha cá há 6 meses e achei tudo diferente. Casas desmedradas, até se arrendam casas em ruinas. Não compreendi a finalidade. Casas por pintar, menos carros e as pessoas com um facies de grande tristeza e desespero.
Vim para casa e dormi. O melhor é dormir para esquecer.
Ontem o Jorge foi fazer análises de manhã, estive à tarde com a Belém e entretanto demos a nossa volta pela Ribeira e por Gaia. Mas adormeci e fui sempre a dormir no carro. Cheguei a casa e meti-me na cama. O Jorge foi buscar um frango com arroz para jantar. Sempre são 8 euros,poupa-se.
Hoje preparámo-nos para a consulta.
Foi o dia da cereja em cima do bolo que me faz perguntar o que viemos cá fazer e se um serviço de telemedicina não faria o mesmo. Afinal foram 3 dias de trabalho ao ar mais imensos nervos.
Ainda perguntei ao Jorge se não queria ir de taxi. Ele disse que não porque há muitos lugares para estacionar agora. De facto pude constatá-lo. E não se vêem as carrinhas de transportes de doentes.O que me leva a perguntar onde estão os doentes? Curados??? Sabemos que não. Mas depois morrem milhares em poucos dias e os senhores governantes vêm dizer que foi de gripe. Sim. E os doentes oncológicos que enchiam o parque de estacionamento? Que vinham no transporte de doentes? Estão internados???? Claro que não! Estão a morrer em casa.
O Jorge foi estacionar o carro e eu fui entregar a documentação dele. Nem tive tempo de me sentar e corrigir 1 parágrafo de 1 trabalho de estudantes e chamaram-no. Telefonei para ele e nada. Ele não me ouvia. Comecei a ficar em stress, sem saber o que fazer, onde ele estava.Às tantas recebo um sms dele a dizer que estava com o médico. Ou seja, passou por mim e não nos vimos.
Quando entrei o médico estava a fazer exame físico.
Depois perguntou quais eram os valores.
Explicámos que os últimos dados que temos são de 6 ou 7 de Janeiro e eram 118 plaquetas. Porque o médico em PD quer que ele faça análises no Hospital mas depois não sabemos os resultados. Queria! Porque a partir de agora é como nós queremos!
Então o Dr. Mariz disse os valores. 94 plaquetas mas que seguramente são mais de 100 porque há microagregações plaquetárias. Fiquei (nem, não digo a palavra que é feia). Então se as análises foram feitas ontem não deviam chamar o doente para as repetir??? Estamos há meses à espera da consulta, chega o dia dela e ficamos a saber o mesmo???
Acho que não há mesmo lúpus nem estômago que aguente.
O médico foi muito simpático e tentou explicar que as plaquetas estão acima de 100, mas que tanto pode ser 105 como 150. É animador.
Na farmácia do IPO não têm nem podem fornecer toda a ciclosporina.
Trouxemos o que pudemos e pedimos à Belém para daqui a 1 mês ir buscar mais.
A próxima consulta ficou para 15 de Junho.
Com toda a aflição perdi o meu estojo de lápis e esferográficas que é da I Santi, ou seja, de quando se podiam comprar coisas boas, viajar e comer fora. Também é melhor ir em frente que o blog não é sobre a crise.
Ainda fomos almoçar mas eu tive de tomar um calmante.
Não conseguia ficar calma. E, chegando a casa, adormeci - aliás, já ía a dormir no carro. Ou seja, tudo o que andei no Porto foi a dormir.
Fizemos as malas, despedimo-nos da Belém e reparámos que nos estávamos a orientar pela hora dos Açores. Fomos a correr meter gasóleo para entregar o carro e depois perdemo-nos no caminho para o aeroporto.
Lá nos encontrámos, fiquei a fazer o check-in e o Jorge foi entregar o carro. Teve de pagar mais 30 euros porque passava da hora da entrega e eu entretanto soube do atraso do avião. Comecei a ficar muito aflita. Eu não estou nada bem.
Claro que há "aquela amiga" que quando necessita de nós nos telefona todos os dias para saber se estamos bem, como estão as coisas, etc. Agora que precisa menos ou lhe subiu algo à cabeça, que quando as cabeças são pequenas facilmente sobem as coisas lá, nem telefonou (mas se fosse para incomodar com tretas já o tinha feito). Dia nenhum telefonou. Que pessoa egoísta, intriguista, se fala mal do que diz ser o melhor amigo quanto mais... Bem, mas este blog não é de amigas falsas e egoístas. Com essa se eu desse ouvidos ao Jorge já não me estava a desiludir. Que há muito me avisa que me procura quando necessita mas quando é ao inverso não está lá. O mundo gira em torno do seu umbigo. Coitada, no fundo deve ser muito infeliz. Mas a coisa é que estou mesmo triste e desiludida com tal pessoa. Felizmente poucos amigos me têm desiludido. Como porém, estava iludida, ela fica na dela e eu na minha. A mim nada me pesa porque fui a amiga melhor que pode ter. No fundo, não os pode ter. O que vem ao encontro de um aviso que me fizeram há mais de 2 anos... E de uma luta que tenho tido para haver bom clima pois é pessoa para colocar o mundo às avessas.
Nunca vi tanta gente a passar no controlo do aeroporto. Devem estar a fugir do país. Se eu pudesse também fugia!
Quando estávamos na sala de embarque o Jorge compreendeu que tinha perdido os cartões de embarque. Lá os procurámos.
Bem o atraso permite-lhe ver o jogo Benfica-Porto. Pelo grito de há pouco deve ter sido o Porto a marcar. E eu estou aqui encolhida a escrever...
Filhos únicos!
Para quem está a pensar que também sou...
... Não, eu sou uma falsa filha única (quando nasci havia uma "irmã", a minha prima Liliana, a viver na minha casa há 7 anos. É a minha irmã. E desde sempre me habituei a partilhar espaços, tempos, coisas e a respeitar pois o mundo não girava só à minha volta).
Quando o avião chegar devemos ir embora... e eu fico a pensar que há dias assim. Mas 3 dias assim é demais.
Fica o registo.

1 comentário:

  1. Não sei como aguentas, mas deixa lá, sempre tens algo para escrever e contar aos bisnetos!

    A vida não é fácil para ninguém, e cada um tem o que merece, mas será que alguém merece, mesmo?????
    País cinzento????? Mas isto é um País??????????
    Apetece-me gritar: TIREM-ME DESTE FILME!!!!!!
    Vamos manokas, não desanimes, que não estás sózinha... Agarra-te ao teu homem e disfruta...ainda tens beijos e carícias à borla, sim, porque qualquer dia, até para...se paga imposto! Chiça, deixa aproveitar!

    ResponderEliminar